CEDOCH

MOGI MIRIM 250 ANOS: VISITANTES ILUSTRES

Willian John 1

Por Antonia do Carmo Marchese e Carmen Lúcia Bridi – pesquisadores – Coluna publicada em 14 de setembro de 2019

Dando continuidade à Série: MOGI MIRIM 250 ANOS, hoje é a vez dos Visitantes Ilustres mostrarem o seu valor. Mogi Mirim foi hospedagem de grandes personalidades e um dos motivos se deve a Mogi Mirim ter sido ao longo da História, uma das mais antigas cidades do interior paulista. Foi a segunda povoação fundada pelos Bandeirantes, contando com Antônio de Araújo Ferraz, sobrinho dos famosos Bandeirantes Bartolomeu Bueno, o Anhanguera, como também, o Melquior Pereira de Campos, que fixa residência na cidade e exerce vários cargos públicos. Nessa trajetória, tivemos realizações importantes iniciadas como demonstrados no painel das fotos.

1- Luís D’Alincourt. Diário de viagem em 1825.Engenheiro Militar, Pesquisador e Escritor Português. Contribuição: Em 1823, descreve a localização geográfica da cidade então chamada de Vila de São José de Mogimirim que “tira” o nome do rio Mogimirim.

2-Auguste François César Provençal de Saint-Hilaire, Francês, explorador, botânico, colecionador de plantas. Contribuição: Em seu livro“Viagem a província de São Paulo” entre 1818 e 1823,traz detalhes do que presenciou na pequena Mogi Mirim.

3- Edmund Pink (sem foto). Artista, arquiteto, engenheiro e comerciante inglês. Aqui percorreu entre 30 de junho a 9 de julho de 1823 pernoitando por oito noites em Fazendas e no centro da cidade. Contribuição: Fez diversas gravuras da cidade em seu diário de viagem que foram adquiridos em um leilão realizado em Londres, por uma empresa brasileira.

4-Willian John Burchell, Botânico , Pintor e Desenhista Inglês. Contribuição: Desenhou o largo da Vila de São José em 1827, hoje largo da Matriz. Seus desenhos foram publicados por Gilberto Ferrez no livro: “O Brasil do Primeiro Reinado” com a primitiva Igreja de São José de Mogi Mirim que é referência para historiadores e artistas que pintam Mogi Mirim antigo.

5Milliet de Saint-Adolph. Botânico, historiador e Militar Francês.Contribuição: Em seu livro “Dicionário Geográfico, Histórico e Descritivo do Império do Brasil”,passou pela cidade em 1835,e nos revela que em 15 anos a pequena vila não havia progredido

6- Alfredo Maria Adriano d’Escragnolle Taunay- Visconde de Taunay. Engenheiro militar, professor, político, historiador, sociólogo, romancista e memorialista brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro.

Contribuição: Em 1865, na Expedição de Mato Grosso, passa por Mogi Mirim. No seu livro “Dias de Guerra e de Sertão” exalta as plantações de café que estão ensaiando nos seus arredores que prometem levantá-la de sua estagnação fatal

7- Pedro II do Brasil -Retrato por Mathew Brady, 1876. Imperador do Brasil. Contribuição: Visitou a cidade por 3 vezes em 1875,1878,1886. Na primeira, inaugura a Estação da linha férrea Mogyana. Desembarcou do trem,a primeira composição da época. Na segunda e terceira visita, veio com a Imperatriz Tereza Cristina. Visitou: hospital dos variolosos, igrejas, escolas e o Teatro São José que ficou encantado com a bela construção. Orientou que os sepultamentos deveriam ser todos em cemitérios municipais e não ao lado das igrejas.

8-Tereza Cristina das Duas Sicílias. Imperatriz Consorte do Brasil e esposa de Dom Pedro II do Brasil. Contribuição: Visitou duas vezes a cidade com Dom Pedro II .É bem vista por historiadores por causa de sua personalidade e patrocínio da cultura brasileira.

9Conde d’Eu (Luís Filipe Maria Fernando Gastão), 1900.Nobre Francês, esposo de Isabel, Princesa Imperial do Brasil. Filha de Pedro II. Contribuição: Visitou Mogi Mirim por duas vezes: em 26/10/1874 e 17/5/1877 . Lutou na guerra do Paraguai, mesmo a contra gosto de D. Pedro II.

10-Washington Luís Pereira de Sousa. Advogado, historiador e político brasileiro. Décimo primeiro Presidente do Estado de São Paulo, décimo terceiro Presidente do Brasil e último Presidente efetivo da República Velha.  Contribuição – Esteve em Mogi Mirim em 15 de abril de 1924, para inaugurar o Instituto Disciplinar (Febem), Fórum e Cadeia à Av. Jorge Tibiriçá.

11- Vera Lúcia Berndt Fischer.(Vera Fischer). Atriz e ex-modelo brasileira. Eleita Miss Brasil. Contribuição: Em 1969, abrilhantou com sua beleza, os festejos do Bicentenário da cidade, como convidada ao lado de autoridades, assistiu ao desfile cívico.

12- Marechal Eurico Gaspar Dutra.  Militar brasileiro, décimo sexto Presidente do Brasil, entre 1946 e 1951, sendo o único presidente oriundo do atual estado do Mato Grosso. Contribuição: Inaugurou na Santa Casa de Misericórdia a Maternidade Dona Carmela Dutra, homenagem à esposa do Presidente

13-Rui Barbosa. Diplomata brasileiro, tendo se destacado principalmente como jurista, advogado, político, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador.

Contribuição: Chegou a passar por Mogi Mirim em suas viagens ao interior pela Companhia  Mogiana de Estradas de Ferro e a população mogimiriana na época se organizou para homenageá-lo com banda e bandeirolas, por volta de setembro de 1920.

Post Relacionados